Apresentação
O que é agricultura orgânica?
Por agricultura orgânica entendemos um modo de produção de alimentos que contempla múltiplos aspectos simultaneamente, tal como ocorre com qualquer "organismo": as partes do sistema tem relação entre si e afetam-se mutuamente.
Trata-se, em primeiro lugar, de um sistema de trabalho no qual o homem coloca-se perante a natureza e suas leis como aprendiz e como parte integrante do sistema, em oposição a  uma postura de submissão da atividade produtiva exclusivamente a crenças e ambições pessoais.
É uma agricultura que preocupa-se em promover a fertilidade natural do solo através do estudo integrado de suas dimensões física, química e biológica, para produzir alimentos de alta densidade nutricional. Ou seja, a fertilidade do solo é base para que os gêneros cultivados expressem todo seu potencial de crescimento, desenvolvimento e frutificação. 
Sob essas condições, é possível obter alimentos saudáveis, os quais auxiliam a construir a saúde humana, tanto individual como social, conforme ensina a professora Ana Primavesi (agrônoma pioneira em agricultura orgânica no Brasil e fonte de inspiração e referência para a prática agrícola do SEPG).
A agricultura orgânica procura sempre gerar impactos e externalidades positivas à sociedade como um todo, por exemplo, através da preservação do solo, da água, de ecossistemas naturais, da justa remuneração do trabalho, do fornecimento de alimentos de qualidade e de diversas outras formas.
O que é agro-pedagogia?
Concebemos o conceito de agro-pedagogia como o potencial educativo (ou de desenvolvimento da consciência) que existe a partir do contato do homem com a terra, quando esse é pautado pelos valores e métodos sugeridos pela agricultura orgânica.
Em nossa sociedade contemporânea, a educação encontra-se excessivamente correlacionada ao desenvolvimento intelectual, sobretudo devido à predominância de valores ligados a um persistente e exacerbado individualismo.
Ao ligar-se à terra, o homem ganha a possibilidade a acessar outros valores, tais como a paciência, o respeito, a  generosidade e a busca pelo bem-estar coletivo. Além disso, essa ligação auxilia-nos a buscar com maior profundidade o sentido de nossa existência e das ações que realizamos ao longo da vida.
Sítio Escola Portão Grande (SEPG) é  uma associação sem fins lucrativos (ONG) fundada em 22 de outubro de 2012.

Nossos principais objetivos institucionais são produzir e oferecer alimentos orgânicos de alto valor nutricional e estimular a vivência prática da agro-pedagogia em sentido amplo. 
O SEPG está localizado no município de Várzea Paulista (SP), a 60km da cidade de São Paulo.